quarta-feira, 31 de março de 2010

... ERA NATAL! :D

terça-feira, 30 de março de 2010

Outros divórcios!

Enquanto fazia um zapping pela programação na TV apanhei, por instantes, um tipo a falar para uma plateia, sobre judeus... julgo eu! Segundo parece, a cerimónia de um casamento judaico culmina, tradicionalmente, com a quebra de um copo de vidro. Ora, seria descabido pensar-se que um divórcio judaico realiza-se com a recolha dos pedaços do copo partido, para depois serem todos colados?! ;D

domingo, 28 de março de 2010

"Quem Quer Ser Milionário" - 4ª edição

A última edição bloguótica do "Quem Quer Ser Milionário" remonta a 10 de Novembro de 2009, pelo que já era tempo de vos dar a conhecer nova edição, principalmente depois da seriedade do último post! Isto posto, vamos jogar:
1. O que significa "encarnar a personagem"?!
Torná-la encarnada... ou cobri-la de carne!
2. Qual o melhor lugar para se morar?!
Em Israel!... Há quem goste tanto do país que "Tel Aviv"!
3. O que de pior pode acontecer a um condenado a prisão prepétua?!
Saber que até o seu intestino estava preso.
4. O que é um descafeínado?!
Um café gay!
5. O que acontece a quem fala pelos cotovelos?!
Corre o risco de ter rouquidão no braço inteiro!
6. Porque são as "filipinos" as bolachas preferidas dos cegos?!
Por causa do "prova filipinos e... verás"!
7. Qual é o bigode mais forte?!
É o bigodaço!
8. O que se deve dar a um cão com febre?!
Mostarda!..
fica bem nos cachorros quentes!
9. Qual o melhor sítio para nos abrigarmos da trovoada?!
Junto da sogra!... não há raio que a parta!
10. Qual a semelhança entre um cardeal e a farinha?
Ambos podem ser papa!

sexta-feira, 26 de março de 2010

O POST DE HOJE É SÉRIO!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Debaixo do tapete, claro!

Embora me dê gozo publicar textos curtos e secos, também gosto de teorias... e a que se segue é apenas mais uma que, ao mesmo tempo, é também uma dúvida! Tirando o tapete de um manicómio, debaixo do qual podemos encontrar um doido varrido, na generalidade das casas, debaixo do tapete encontramos o quê?! Exactamente, as chaves de casa... supostamente escondidas de tudo e todos!
Não sei se vocês o farão também, mas não consigo perceber o que leva as pessoas "esconderem" as chaves de casa debaixo do tapete da porta de entrada!! Será que pensam mesmo que ali ninguém, mal intencionado ou não, as procurará?! Ou pensarão que mais ninguém teve essa ideia?! Julgam-se pioneiros?! Custa-me a crer! Depois queixam-se do aumento do número de assaltos a casas... quer dizer, se eu fosse ladrão e me esquecesse do pé de cabra para arrombar a porta de casa alheia, eu não me preocuparia... bastaria procurar a chave debaixo do tapete! Meus caros, se querem um bom esconderijo para as chaves, usem as bolsas ou os bolsos! O tapete é que não!... Nem o tapete, nem um vaso do vosso jardim!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Não sou o único!

Recebi hoje, por email, o seguinte excerto do programa "NÓS POR CÁ" que foi ontem para o ar na SIC, ao final da tarde:

Morasse eu em Mem Martins e o senhor da entrevista teria outro rosto!

[Para um enquadramento do post, cliquem AQUI, se necessário]

terça-feira, 23 de março de 2010

Na Assembleia da República é que não!

Além de Dia do Pai, a passada sexta-feira foi também dia de debate na Assembleia da República, do qual resultaram insólitos acontecimentos, como o que destaco de seguida.
O deputado socialista, José Lello, sentindo a sua privacidade invadida pelos fotógrafos, insurgiu-se contra a liberdade de movimentos dos fotojornalistas nas tribunas do hemiciclo parlamentar, alegando que «os deputados têm direito à sua privacidade, nomeadamente sobre sobre os conteúdos dos computadores que utilizam no plenário».
Na resposta, Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, fez-lhe recordar que os computadores utilizados pelos deputados «não são pessoais, são de serviço público!»,
numa clara alusão para limitar a consulta do "crónica" à privacidade do seu lar... afinal de contas, para bom entendedor, meia palavra basta! :)

segunda-feira, 22 de março de 2010

O "crónica" deu um programa de Rádio!

Não tiveste a oportunidade de ouvir o "crónica" na Comercial?!
Agora podes ouvi-lo... AQUI!

domingo, 21 de março de 2010

Depois do programa, a crítica!

Graças à Rádio Comercial, este fim-de-semana o meu blogue esteve nos ouvidos de todo o Portugal e arredores! Logo após o programa ter saído do ar, a crítica era unânime:
«BLOGUÓTICO sofre de doença "CRÓNICA"!»
Doente ou não, a verdade é que não podia estar mais satisfeito com a selecção dos post's feita pela Comercial e com a voz emprestada ao blogue pelo grande Vasco Palmeirim, com uma brilhante interpretação!
COMO PROMETIDO, EIS A GRAVAÇÃO DO "MEU" PROGRAMA DE RÁDIO:

PARTE I

PARTE II

sábado, 20 de março de 2010

Hoje é o dia!

Um pequeno passo para o "Crónica"... um grande passo para a "Comercial"! Ou será que é ao contrário?! Como avançado no post anterior, relembro aos interessados que HOJE, ÀS 22H, este blogue dará um programa de rádio na Comercial... sendo certo que repetirá AMANHÃ, ÀS 09H!Para aqueles que quiserem mas não puderem assistir, tratarei de fazer constar no "crónica" a gravação do programa, a seu tempo!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Rádio Comercial, aí vou eu!

Passava um minuto das 16:20h do dia 15 do corrente mês quando, depois de atender uma chamada no telemóvel, sou questionado pelo chamador precisamente nos seguintes termos:
"Boa tarde! Fala o Sr. BLOGUÓTICO?!"
Foi com surpresa que constatei tratar-se de uma chamada vinda da Comercial a dar-me conta que o "crónica" tem estado na mira da Rádio. Merecido ou não, nas palavras de Ana Margarida do Carmo, produtora do programa, "é a doce irresponsabilidade dos 31 anos da Comercial"! Esperemos que esta irresponsabilidade não lhes saia cara! :D
Assim sendo, é com agrado que vos informo que o "crónica" vai, finalmente, dar um programa de rádio JÁ ESTE SÁBADO ÀS 22H, com direito a REPETIÇÃO NO DOMINGO ÀS 09H! Se assim o entenderem, assistam ao programa e... façam de conta que estão na vossa Rádio! Fica o convite! :D

quarta-feira, 17 de março de 2010

Eu [não] amo você!

Era uma vez um homem, já de idade avançada, para quem o “crónica” era sinónimo de repulsa! Diziam que no mundo inteiro que não havia maior “anti-crónica” do que ele! Entretanto, o homem ficou muito doente.... estava nas últimas e só tinha mais umas horas de vida!
Às portas da morte, mandou chamar os seus catorze filhos e ordenou ao mais velho que visitasse o “crónica” e o tornasse seguidor do blogue!
Surpreendido com tal pedido e sem perceber o seu porquê, o filho fez a vontade do pai, talvez a última, e tornou-o seguidor do "crónica"! Ao ver o seu nome entre os seguidores do blogue, o velhote largou aquele sorriso, ao mesmo tempo que os seus olhos radiavam felicidade!
Ainda mais admirado com esta reacção, e cada vez mais certo do estado senil do pai, o filho perguntou-lhe o porquê de, só agora, no fim da vida, resolver tornar-se seguidor do blogue, já que sempre o ouviu a dizer mal do “crónica”, desde o primeiro post... tendo, aliás, proibido a ele e aos seus treze irmãos de o lerem em momento algum!
Visivelmente emocionado, o pai responde-lhe:
"Filho, estou muito feliz…
... mais um seguidor do “crónica” que vai deixar de o ser!"

terça-feira, 16 de março de 2010

Em bom português: "mau português!"

"Assassinar" a língua de Camões é a maior especialidade dos portugueses! A língua portuguesa sofre, diariamente, imensos tropeços e a sua clareza e compreensão são difíceis barreiras mesmo para os mais dotados de conhecimento!... Com certeza já vos aconteceu estarem a falar com alguém e em cada 10 palavras ouvirem 11 "mal dizidas"! Pois já!
Contra o mau uso da língua portuguesa existe o conhecido Projecto Nacional de Leitura - [Ler+] - com o objectivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses!! Contudo, a julgar pelas disparidades que se ouve todos os dias, quer-me parecer que a aquisição de hábitos de leitura quotidiana ainda não foi conseguida por muitos!
De qualquer maneira, quem já não cometeu erros de ortoépia [ramo que se ocupa da correcta pronúncia das palavras, da boa emissão das vogais e boa articulação das consoantes] que se acuse! Todos nós já o fizemos e continuaremos a fazer: uns por uma questão prática e outros, os que motivaram este post, por nem sequer se aperceberem que o que dizem, de português tem pouco... muito pouco!
Quem não ouviu, já, os tradicionais "à mocado", o "poribido" ou, mesmo, o "iorgute"?! E os, não menos tradicionais,
"ambos os dois", "munto", "desatupir" e "tchover"?! "Gasóil", "baldeário" e "Jorge Grabiel"?! O "tóxico-independente", o "alcólico" e os "cidadões"!? O "progama" e a "cambra"?! Ou, ainda, as "ajantes" e as "assandes"... ou o "castrol", a "patite" e o "câncaro"?! O "chantilim", o "esgomitar" e o "númbaro"?! A "runião", o "prontos" e o "há-des"?! Enfim, até há quem chame pelo "IMEN" e diga "BloguóLico", imagine-se!! :D

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Lei da Rolha" chega ao "crónica"!

Depois de Manuela Ferreira Leite e demais militantes sociais democratas terem feito da “asfixia democrática” e dos atentados à liberdade de expressão a principal arma de arremesso ao Governo Socialista, eis que no Congresso Extraordinário do PSD realizado este fim-de-semana, foi aprovada uma norma que impõe sanções aos militantes que critiquem a direcção do partido laranja, 60 dias antes dos actos eleitorais!
Se assim é, por mais ridícula que seja a medida, ou talvez precisamente por isso, então a denominda "Lei da Rolha" também passará a vigorar "crónica"! Com efeito, impõe-se aos seguidores do blogue a proibição de o criticarem, logo após a publicação de qualquer post! À cautela, os coment's ao blogue passarão a ser moderados... ou talvez não! :D

domingo, 14 de março de 2010

Processo chega ao fim!

Arguidos do PROCESSO que corria termos pelo Tribunal Judicial da Bloguónia deixaram hoje de o ser, em virtude da extinção do respectivo procedimento criminal, informa o "Telejornal Notícias Noticiosas"! Saibam mais, AQUI!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bloguótico na Rádio Comercial?!

Depois de me iniciar nestas lides e apresentar o "crónica" à Blogosfera, tomei conhecimento da possibilidade de o poder ouvir ganhar vida nas ondas hertzianas da Rádio Comercial! Interessado, depressa o inscrevi na rubrica... contudo, até à data, em vão! Aparentemente, o blogue apresenta índices de parvoíce tais que, em ano de aniversário, a Rádio Comercial não quer arriscar e deitar por terra 31 anos de existência condigna, hoje comemorada! :D

quinta-feira, 11 de março de 2010

Conto Disney:

Era um vez o REI LEÃO que estava de cú para o ar!
Veio o TIMON e...
... PUMBA!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

F.C.P homenageia Zeca Afonso!

Foi com uma derrota pesada que o F.C. do Porto foi eliminado da Liga dos Campeões, na terça-feira!! Impotentes face um Arsenal que jogou "à Benfica", os azuis e brancos registaram uma exibição displicente que lhes custou cinco golos sem resposta, em jogo europeu! Depois de uma mão cheia de desilusão, o "crónica" acompanhou os plantel portista na viagem de regresso a casa, ao som de Zeca Afonso:

terça-feira, 9 de março de 2010

Onde é que foi que já vi isto?!

Ao início da tarde da passada sexta-feira, depois de dar uma vista de olhos rápida pelo "crónica", preparava-me para sair de casa e voltar ao trabalho quando recebo um SMS da minha amiga T.! Já atrasado, muno-me do telemóvel e dirijo-me até à porta enquanto lia o dito SMS, até que me apercebo de que fiz asneira: "ups, bati a porta! As minhas chaves?!" Pois é, VOLTEI a "trancar-me" fora de casa e, mais uma vez, não estava ninguém em casa que me pudesse abrir a porta! Feitos uns telefonemas, concluí que dificilmente conseguiria entrar em casa antes das 21.00h... pelo menos, pela porta!
Sem nada a fazer, ligo de seguida à T. a "agradecer" o SMS que tornaria a minha tarde atribulada, e sou imediatamente alvo de gozo e chacota! Na rua, constato que o tempo ameaçava chover e que o guarda-chuva tinha ficado em casa... com as chaves! Por sorte, era a chamada "chuva molha-tolos" pelo que dificilmente me molharia, portanto... embora pelo caminho, em jeito de 2º round da chacota, recebesse novo SMS da T. com um suposto "alerta de Tsunami"!
A situação complica-se quando me dei conta que as chaves do escritório estavam com as de casa e, portanto, em casa! Contudo, não fiquei muito preocupado já que, ao contrário de em casa, à partida, estaria alguém no escritório que me abrisse a porta. Mas não! Quem me pudesse abrir a porta ou já tinha saído, ou ainda não tinha chegado.
Sem chave, lembro-me de telefonar a um colega que, normalmente, já está pelo escritório, para tentar saber se o meu tempo de espera à porta ia ser demorado ou não. Meto a mão ao bolso e verifico que apenas tinha comigo um dos dois telemóveis com que habitualmente ando, por ter deixado o outro em casa a carregar durante o almoço, e que nos contactos do telemóvel que estava comigo não tinha o do colega para quem tencionava ligar!
Perante este cenário, acciono o "plano B" e ligo para uma outra colega que, curiosamente, não foi trabalhar nessa tarde, para fazer o favor de me enviar o pretendido nº de telemóvel! Recebido o SMS, faço o telefonema e... boas notícias, o colega está a chegar!
Com muito para fazer no escritório e sem pressa para sair, lá fiz umas "horas-extra"... sendo certo que, com ou sem chaves, nesse dia teria mesmo de as fazer! Findo o trabalho, faço uma pausa num café a caminho de casa e por lá fico a ler o jornal até receber um bendito SMS ao ponto de me fazer pensar em voz alta: "HAVEMOS CHAVES!!"
Pouco passavam das 20.00h e, finalmente, entro em casa! Uma vez lá dentro, peguei nas chaves esquecidas e guardei-as imediatamente no bolso... pois temi receber novo SMS da T. e ainda tinha de levar o lixo à rua! :D

segunda-feira, 8 de março de 2010

Às mulheres do "crónica":

À semelhança do que fiz há precisamente um ano...

... às leitoras do "crónica", votos de um bom dia 8 de Março! :]

sábado, 6 de março de 2010

O que não vimos na "Grande Reportagem"!

A SIC exibiu ontem, no Jornal da Noite, uma reportagem especial sobre Os dias do Presidente! Ao longo da reportagem, Cavaco Silva, "um homem reservado na formalidade do cargo, que mede as palavras... e o tempo" - nos dizeres de Cândida Pinto - mostrou a sua vida de Presidente e não só.
Volvidos quatro anos desde a sua eleição,
num ambiente descontraído, o Presidente falou à "Grande Reportagem" sobre a família, o trabalho, a comunicação social, o futuro e até do "crónica", embora as imagens não tivessem sido transmitidas, quando instado pela jornalista a dada altura:

sexta-feira, 5 de março de 2010

Funcionários Públicos!

O dia de ontem foi notícia pela greve de trabalhadores da Função Pública, particularmente, em sinal de protesto contra o congelamento dos salários, previsto no Orçamento de Estado!
Embora questione a oportunidade da greve, não ponho em causa a sua legitimidade, mas serviu de mote para este post que, no fundo, reproduzirá um email que me foi enviado:
Era uma vez quatro funcionários públicos chamados "TODA-A-GENTE", "ALGUÉM", "QUALQUER-UM" e "NINGUÉM"!
Havia um trabalho importante para fazer e "TODA-A-GENTE" tinha a certeza que "ALGUÉM" o faria. "QUALQUER-UM" podia fazê-lo, mas "NINGUÉM" o fez e, claro, "ALGUÉM" se zangou porque era um trabalho para "TODA-A-GENTE".
Acontece que "TODA-A-GENTE" pensou que "QUALQUER-UM" podia tê-lo feito, mas "NINGUÉM" constatou que "TODA-A-GENTE" não o faria. No fim, "TODA-A-GENTE" culpou "ALGUÉM", quando "NINGUÉM" fez o que "QUALQUER-UM" poderia ter feito.
E pronto, foi assim que apareceu o "DEIXA-ANDAR", um quinto funcionário, para evitar todos estes problemas... porque nem todos os dias podem ser dias de greve, acrescentaria eu!
[Não o tinha dito expressamente, mas há que não generalizar, naturalmente!]

quarta-feira, 3 de março de 2010

Agora, também no telemóvel!

Os posts mais parvos para o teu telemóvel! Adere já e recebe mais todos os dias! Envia "CRÓNICA" para o 7997*!










* [O custo de envio do SMS para o 7997 será facturado de acordo com o tarifário do teu operador! Em breve, países como Uzebaquistão, Nepal, China e Egipto também poderão dipor deste serviço!]

terça-feira, 2 de março de 2010

Sapo(cocas) "vs" Sapa(tilha)

Num jogo de futebol entre o sapo(cocas) e a sapa(tilha), quem ganharia?!...
... Ganharia a sapa(tilha)...
...pois tem mais atacadores!